TRABALHO DE CONCLUSÃO DO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO 2013
Um projeto terapêutico para a personagem: Linda da novela - Amor a Vida
Aluna: Érica Aparecida Costa Vasconcelos
Descrição do personagem
Paciente Linda Melo Rodrigues, brasileira, aos seus 19 anos de idade é solteira,
mora com os pais Amadeu e Neide, tem dois irmão Daniel e Leila. Sua mãe é dona
de casa, seu pai tem uma lanchonete em um hospital, Leila não trabalha e nem
estuda gosta de se divertir e ir ao shopping, seu irmão Daniel é
fisioterapeuta.
Linda não pratica nenhuma atividade social no momento, fica em casa o
tempo todo com a companhia da mãe, pinta quadros todos os dias, a mãe reclama
de não ter mais onde colocar seus quadros. Linda gosta de sair para ir à praça,
mas, sua mãe acredita que ela tem é que ficar em casa para não ficar agitada
com pessoas estranhas.
Seu irmão Daniel convidou seu amigo Rafael para ir até sua casa e quando
ele viu Linda ficou encantado com seus olhos azuis, sua delicadeza e com suas
pinturas, trazendo muito incômodo para a mãe de Linda, que não quer deixar que o rapaz se aproxime, pois teme a companhia
deste para Linda.
Linda gostou de Rafael deixando ele se aproximar de seus quadros e
posteriormente dela. Segundo o pai de Linda, Rafael fez bem à garota, mas a mãe
não deixa que ele se aproxime. Sempre quando Linda o encontra, fica tranquila e
sorri quando ele se aproxima dela e traz cores (que são balas de goma
coloridas) e diz gostar muito de cores..
Todos os dias da semana, sua mãe a leva até a clínica de fisioterapia, na qual
seu irmão é fisioterapeuta, para que linda possa correr na esteira. Linda gosta
e diz que está voando.
Motivo da intervenção
Desde criança, depois dos três anos, os pais de Linda perceberam seu
modo de funcionar diferente, segundo os pais ela é uma garota diferente e muito
sensível, especial, afetuosa que gosta
de brincar no computador jogando joguinhos que o irmão instalou e de pintar.
Com Daniel ela se relaciona muito bem, mas com Leila fica muito agitada,
grita alto, chora. Segundo seu irmão, a irmã Leila chama Linda de doente mental
e grita com ela, não tem paciência em nenhum momento. Os pais sempre cuidaram
da filha em casa e nunca sentiram necessidade de procurar Instituições para
saber como lidar com um autista, quais cuidados tomarem, como estimular,
descobrir através de teste qual o grau da doença. Linda sempre foi acompanhada
por médicos, mas não especialistas, os quais orientaram seus pais somente em
relação aos sintomas mais específicos do autismo. Seu irmão Daniel conversou
com os pais sugerindo um profissional da psicologia com capacitação em AT para
que o mesmo, através de um Projeto Terapêutico, possa trabalhar com Linda,
fazendo algumas intervenções, principalmente em relação a sua rede social.
Daniel acredita e tenta sempre convencer os pais de que Linda precisaria frequentar
uma Instituição para autistas, sair sozinha para ir à praça, mas sua mãe
acredita que isso seria impossível e colocaria a vida de Linda em risco.
Projeto de Acompanhamento Terapêutico
O primeiro contato
foi com a família para expor as queixas descritas acima, conhecer Linda,
conversar sobre a relação de Linda com a família. No segundo encontro, a AT
conversa com os pais em relação à procura de uma Instituição para que Linda
possa passar alguma parte do dia, convivendo aos poucos com ambiente diferente
como também com pessoas diferentes. Os pais resistem um pouco. A AT apresenta
a eles, a AMA,
Associação de Amigos do Autista, oferece tratamento gratuito, em convênio com o
governo estadual, para pessoas com o transtorno. Na AMA, as crianças e
adolescentes realizam uma lista de atividades organizadas em painéis. É o
método "Teacch". O objetivo é dar um mínimo de independência,
ensinando as tarefas simples do dia a dia.
A mãe de Linda gostou
desta proposta, uma vez que as duas ficam em casa o tempo todo sozinhas. Em
seguida a AT, sugeriu à família, para irem pensando, que através do contato com
a Instituição Linda também poderá apresentar seus quadros e, quem sabe no
futuro, participar de alguma exposição, uma vez que seus quadros além de
bonitos trazem toda uma expressividade dos sentimentos de Linda.
Outra proposta
apresentada foi a de sair com Linda todas as manhãs para ir até a praça, depois
refazer o percurso de volta para casa apresentando a Linda os pontos de comércio
como, por exemplo, onde se compram os pães e leite para que futuramente Linda
possa vir a executar esta tarefa sozinha.
Depois da apresentação do Projeto
terapêutico, os pais concordaram com as propostas. Linda estava pintando quadros enquanto a AT
conversava com sua família. A AT aproximou-se e foi lentamente conversar com
Linda sobre seus quadros, falando da beleza de cada um deles. Linda abaixou a cabeça e continuou a pintar. A AT
se despediu dizendo voltar no dia seguinte.
Para iniciar o Projeto,
convidei Linda a ir até a praça tomar
sorvete. Linda olhou para At com seus olhos azuis e brilhantes e disse:”
eu vou , mas Linda pode voar? ”.(SIC) A
mãe de Linda olha para AT e responde: ” que isso seria um sim, e que voar seria
correr no gramado da praça.(SIC)
Depois de
seis meses de AT, Linda já participa de atividades na Instituição AMA, seus
pais frequentam as reuniões da Instituição, para melhor entendimento e
acompanhamento do Transtorno Autismo.
Linda ainda
não sai sozinha, a AT acompanha a paciente
três vezes por semana.
Todas as Segundas-feiras
a paciente e a AT vão para AMA, as quartas a praças ou
parques da cidade e na sexta Linda continua pintando seus quadros.
Em breve
Linda irá participar de uma exposição de artes manuais promovida pela
Instituição AMA. Rafael tem conseguido se aproximar mais de Linda, a mãe da
paciente autorizou que o rapaz lhe faça companhia junto com a AT na visita a
praças e aos parques. Linda e Rafael voam muito!!
REFERÊNCIAS:
http://br.guiainfantil.com/autismo/153-diferencas-entre-asperger-e-autismo-.html.Acesso
em: 04 Nov.2013 ás 9h30min.
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/autismo-universoparticular
/noticia/2013/08/tratamentos-podem-dar-maior-autonomia-pessoas-com-autismo.html.Acesso
em: 04 Nov.2013 ás 9h47min.
em: 04 Nov.2013 ás9h54min
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