segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Projeto de Acompanhamento Terapêutico para Raymond


Raymond é um personagem autista de 55 anos interpretado pelo ator Dust Roffman no filme Rain Man de 1988. Ray domina pelo menos 15 campos de política, sabe tudo de boxe, decorou as estradas dos EUA e memorizou 12 mil livros, entre eles a Bíblia e toda a obra de William Shakespeare. Ray gosta de assistir um programa na televisão todos os dias às 17:00 e gosta muito de ler.
Ray apresenta dificuldades na capacidade de comunicação e socialização, pouco contato visual e acessos de raiva quando é contrariado. Desde jovem ele vive em uma instituição de apoio à pessoas com comprometimento da saúde mental. O único contato familiar é o irmão mais novo que descobriu recentemente após a morte do pai. Ele tem uma rotina estruturada que a segue metodicamente, quando algo não acontece de acordo com a rotina, ele fica muito agitado e entra em crise, praticamente não sai da instituição para nada, vive mais isolado.
Depois que conheceu o irmão, fizeram uma viagem juntos, e nesta viagem Ray não se adaptou às diversas situações que divergiam de sua rotina cotidiana na instituição: as refeições com horários e cardápios definidos na instituição, a necessidade de assistir o programa diário na televisão, não querer sair quando estava chovendo... Em decorrerência desta dificuldade adaptativa ao meio social, houve indicação de uma A.T. por parte do irmão de Raymond e da instituição.
Ao visitar Ray pela primeira vez na Instituição, realizei uma entrevista inicial, conversei com a equipe profissional sobre o trabalho do A.T., conversei com o irmão dele e com o próprio Ray. Tomei conhecimento do caso e então fiz um contrato de trabalho e estabeleci um projeto terapêutico para Ray.
Combinei que visitarei Ray duas vezes por semana com duração de 1:30 cada encontro, e quando for necessário o tempo do encontro será maior.
Quanto ao Projeto Terapêutico, será focado no desenvolvimento da autonomia, ensino de regras para uma boa convivência social e desenvolvimento de novas habilidades.
Inicialmente convidarei Ray para atividades fora da instituição, para que ele possa sair um pouco, ter acesso às experiências sociais do cotidiano e desenvolver habilidades adaptativas. Como ele gosta de ler, poderemos visitar algumas livrarias, bibliotecas, fazer leituras e discutir sobre livros, poderemos ir ao cinema, ir em restaurantes e tentar novos cardápios, ou seja, realizar atividades fora da rotina que despertem o interesse de Ray e possibilite novas interações sociais, combinaremos passeios com o irmão de Ray também, visto que há vínculo entre eles e isso será benéfico para o progresso de Ray.

Projeto elaborado pela aluna Cíntia A. Silva Araújo - Turma 2011

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