segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Um projeto terapêutico para Felícia


Felícia é uma garota de cabelos ruivos com uma fita azul na cabeça, usa um vestido azul e uma saia branca. Ela é adoradora de animais, ela exerce este sentimento de uma maneira extremamente radical, apertando, amando, abraçando, esmagando seus animais de estimação de tanto amor.
Ela tem uma queda por Valentino Troca-Tapa, a quem considera seu namorado, pois ele rejeita em ser namorado dela.

O contato com a AT foi feito pela mãe de Felícia que não agüenta mais ver a filha fora de casa correndo atrás de animais; ela também se queixa do comportamento de Felícia que se porta de maneira explosiva, às vezes muito amorosa e por vezes dando birra com raiva quando não consegue algo que queira.
A AT fez o primeiro contato com Felícia em sua casa, estavam em casa ela e sua mãe. Felícia estava sempre mexendo em algo e inquieta, pois queria sair para pegar algum bichinho na rua, a at se apresentou e disse que estaria ali porque iria acompanha- lá por um tempo. Felícia pergunta porque e se eu ficaria com ela o tempo todo.
A at disse que a mãe está preocupada com algumas coisas que Felícia anda fazendo então iria acompanhá-la e não é o tempo todo seria uma hora por dia, duas vezes por semana.
Felícia perguntou se estava fazendo algo de errado, a at disse que estaria com ela para conhece - lá melhor. Felícia pergunta se vou ser sua amiga, a at disse que sim e perguntou se na próxima visita poderiam sair juntas; Felícia concordou.
Na segunda visita como combinado a At e Felícia saíram pelo seu bairro, Felícia já saiu correndo pela rua sem olhar quando avistou um cachorrinho e quando alcançou pegou-o e apertou com toda sua força, Felícia soltou-o e o cachorro saiu correndo, Felícia gritou para ele parar como ele não parou começou a chorar, a At sugeriu que continuassem passeando porque o cachorro devia ter ido para seu dono, ela concordou, mas logo viu um gatinho e seu comportamento foi o mesmo, mas o gato subiu em uma árvore e Felícia começou a chamar o gatinho, mas ele não desceu então começou a chutar a árvore com raiva, a At pediu que ela parasse, pois iria se machucar Felícia disse que queria muito o gatinho a At disse que não dava para pega-lo, pois não alcançavam a arvore e também não sabiam se o gatinho era bravo. A At sugeriu que voltassem para casa Felícia resmungou um pouco, mas fomos. Ao chegarem em casa a At disse que voltaria essa semana e que iria propor algo para fazerem.
A At ao analisar o que a mãe falou sobre Felícia e também seus comportamentos nos encontros elaborou uma hipótese diagnóstica onde Felícia talvez tivesse o transtorno da personalidade tipo impulsivo, pois Felícia teria algumas de suas características como: tendência marcante a agir impulsivamente, sem considerar as conseqüências; instabilidade afetiva intensa; acessos de raiva intensa e explosões comportamentais.
A partir dos contatos e da analise, a At elaborou um projeto terapêutico inicial onde a primeira coisa a ser feita seria levar Felícia a um veterinário para que ele possa explicar a ela aspectos básicos de como lidar com animais, que animais de rua podem ter doenças e que conforme ela pegue um animal pode machucá-lo. A At também iria propor que ela fizesse algum tipo de esporte para gastar um pouco de energia porque talvez o esporte iria conter um pouco seus impulsos. A At também procuraria saber do que Felícia gosta de fazer para realizarem atividades prazerosas para ela juntas.

Aluna Romylla Freitas Felix - turma 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário